top of page

Homenagens

No Carnaval de 2019, ano em que o Batuques de Pernambuco celebrou seus 15 Anos, tivemos a honra de homenagear o Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

Realizamos uma prévia carnavalesca na sede da Pitombeira visando oficializar a homenagem ao artista e divulgar oficialmente os elementos do figurino daquele ano.

O figurino fez referência a sua irreverencia do artista e representou todos os instrumentos que compõe a Orquesta Popular da Bomba do Hemetério, bem como a multicor das roupas do Maestro Forró.

Logo após as datas oficiais do Carnaval 2019, o Grupo Percussivo Batuques de Pernambuco foi convidado para participar da grande festa que o Maestro Forró realiza na comunidade de Chão de Estrela denominada "Todos são maestros" com ampla cobertura das redes de comunicação.

maestro forro.jpg
maciel.jpg

No Carnaval de 2020, o Batuques de Pernambuco teve como grande homenageado o músico, poeta, rabequeiro, arista popular, mestre de maracatu  e cantor, Maciel Salú.

Realizamos nossa prévia carnavalesca no Manny Deck Bar com a participação de diversas atrações como a cantora Márcia Santos, a percussão da Fábrica de Samba, o cantor Cailu César além do Dj Edu Reis. 

Em nossa prévia, Maciel fez questão de realizar um show para os participantes e convidados que estavam no Manny Deck Bar, fazendo uma apresentação impecável e colocando todos para dançar.

O figurino daquele ano, fez referência ao Caboclo de Lança do Maracatu Rural Piaba de Ouro, grupo esse em que a família Salustiano tem grande participação e influência. Dessa forma o Batuques de Pernambuco integrou o Maracatu de Baque Solto com o Maracatu de Baque Virado.

Uma festa que agregou Olinda e Recife até a Zona da Mata Pernambucana.

No Carnaval de 2023, o Batuques de Pernambuco homenageamos o músico, poeta, compositor, cantor Geraldinho Lins.

Durante a prévia carnavalesca no Manny Deck Bar, Geraldinho Lins assistiu a apresentação da Banda Batuques de Pernambuco composta por Guilherme Montarroyos, Eduardo Alencar, Claudia Alencar, Johnny de Souza, Aline Beltrão, Giovanna Coely, Jaqueline Barros e Renato Motta

Em nossa prévia, Geraldinho Lins fez questão de tocar junto com a Banda Batuques, a música Anjo Azul para os participantes e convidados que estavam no evento e logo em seguida Guilherme entregou os itens da homenagem.

A prévia ainda contou com a apresentação da cantora Márcia Santos, a percussão da Fábrica de Samba, a Orquestra Back Stage além da animação do Clarkk DJ. 

O figurino de 2023, fez referência a música Anjo Azul com o tema: Ser Tão Batuques! O Batuques de Pernambuco de Oilnda ao Sertão! Anjos Azuis em cortejo na Sequencia Nação! 

geraldinholins.jpg
WhatsApp Image 2024-01-14 at 17.31.25.jpeg

Já para o Carnaval de 2024, o Batuques de Pernambuco dedicou, seus 20 anos de história, em homenagem ao cantor, compositor, músico, poeta, professor, pesquisador e ex-secretário de cultura do Estado de Pernambuco Silvério Pessoa.

Para o Batuques de Pernambuco, o artista representa, no cenário da cultura, a diversidade artística de Pernambuco.

Silvério Pessoa retribuiu todo o carinho de nossa homenagem, realizando uma apresentação muito especial e cantando os principais côcos e cirandas de nosso estado.

Dessa forma, o artista animou o público que estava presente na Prévia Carnavalesca do Batuques de Pernambuco promovendo uma integração entre o público que estava em nossa festa.

No Carnaval de 2025, o Batuques de Pernambuco fará seu carnaval em homenagem aos 50 anos do Movimento Armorial.

Este movimento, que nasceu no coração do Nordeste, representa uma fusão singular entre o erudito e o popular, um verdadeiro tesouro da cultura brasileira.

Idealizado pelo ilustre escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, o Movimento Armorial surgiu oficialmente em 1970, com o propósito de criar uma arte erudita a partir das raízes populares nordestinas.

O Movimento Armorial é, antes de tudo, uma celebração da identidade nordestina. Buscando integrar diversas expressões artísticas, como a música, a literatura, o teatro, as artes plásticas e a dança, criando uma linguagem estética única que valoriza as tradições populares, mas com uma roupagem erudita.

O figurino de 2025, fará referência ao Batuques Armorial fundindo o Maracatu de Baque Virado com as linhas e as iconografias do Armorial.

 

É o encontro do romance de cordel com a poesia épica, do forró e do maracatu com a música de câmara, da xilogravura com as artes visuais.

Apoios

LOGOG_atelier_melon_pan.pan.png
1691920379755 (1).png
  • Facebook
  • Youtube
  • Branca Ícone Instagram

@2023 Construído por Renato Motta

bottom of page